Turismo de sol e praia é o preferido de 62% dos brasileiros

PUBLICIDADE

Os destinos turísticos que mais despertam o interesse dos brasileiros são Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados que mapeou as preferências de viagem no país.

Outros destinos que também se destacam na pesquisa são Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL).

Aeroporto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses entra em operação

Praias lideram

Já em relação às experiências turísticas preferidas, o turismo de sol e praia aparece na liderança com 62% da preferência dos brasileiros. Em seguida, estão o turismo religioso/espiritual, com 18%, e o cultural/histórico, com 14%. O turismo de aventura e o esportivo dividem a quarta colocação, ambos com 13%.

A bibliotecária Waína Santana, de São Luis (MA), está no Rio de Janeiro pela segunda vez. Ela avalia que a organização da cidade melhorou bastante em comparação com a última visita que fez, em 2017.

“Acho que tem melhorando bastante, e a gente percebe que é uma cidade que atrai cada vez mais turistas, até por contemplar o Cristo Redentor, que é uma das maravilhas do mundo. Então acho que a cidade tem se preparado para receber. As estruturas estão melhores, os lugares que a gente frequenta também , o atendimento está melhor.“

Já a assessora jurídica Drucira Damaris veio de Fortaleza. Nessa segunda passagem pelo Rio de Janeiro, ela optou por sair do roteiro tradicional e “viver” mais a cidade.

“Andei de metrô, de bicicleta, fui de uma praia pra outra, fiz os passeios dessa vez sozinha. E aí consegui aproveitar mais tempo nos cantos, conhecer mais, andar. Andei por Santa Teresa sozinha e foi super tranquilo. Minha experiência dessa vez foi melhor que a primeira.” 

Baixa temporada

Os destinos brasileiros têm se consolidado como atrativo para estrangeiros também durante a baixa temporada. No ranking, o Rio de Janeiro lidera, com alta de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Com 2,7 quilômetros de extensão e ligação com 11 outras ciclovias, a ciclovia da Avenida Paulista permite que o ciclista percorra vias exclusivas da Zona Oeste até a Zona Sul da cidade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Já os maiores crescimentos em relação ao ano passado foram de São Paulo, que registrou alta de 208%, consolidando-se como uma das cidades de maior destaque; Porto de Galinhas, que foi 108% mais visitada; Florianópolis, com 46% mais turistas, e Búzios, na Região dos Lagos fluminense, que teve um incremento de 19%.

Os dados são do levantamento da plataforma de viagens Booking.com, que mostra crescimento expressivo nas buscas de viajantes internacionais por cidades brasileiras em setembro de 2025.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima