Empresas poderão explorar tecnologia inovadora de descarbonização

PUBLICIDADE

empresas-poderao-explorar-tecnologia-inovadora-de-descarbonizacao

Baixar


O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriram uma concessão exclusiva de licenciamento para exploração por empresas de uma tecnologia inovadora de descarbonização. O método possibilita a produção sustentável do grafeno, usado em várias aplicações industriais.  

Segundo o Inmetro, a tecnologia transforma lignina em nanocarbono. A lignina é um subproduto da produção de papel e de biocombustíveis e, atualmente, a maior parte desse resíduo é descartado ou queimado para produção de bioenergia.

A partir da nova tecnologia, que aproveita esse material, o nanocarbono pode ser utilizado como precursor na fabricação de grafeno, ampliando as possibilidades de uso do composto nos diversos setores da indústria.

Empresas interessadas devem submeter as propostas ao Inmetro a partir desta sexta-feira (14), até o dia 28 de fevereiro. As propostas devem ter informações detalhadas sobre como a tecnologia será utilizada e contrapartidas financeiras.

Todas as informações sobre a concorrência podem ser encontradas no site do Inmetro.

Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay

© Ralf Vetterle/Pixabay

Inovação Inmetro e UFRJ abrem concessão exclusiva de licenciamento Rio de Janeiro 13/02/2025 – 23:40 Bianca Paiva / Rafael Guimarães Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Inmetro Grafeno UFRJ quinta-feira, 13 Fevereiro, 2025 – 23:40 1:18

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima