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As Rodas de Conversa na Convivência Escolar

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A partir do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Colégio Elvira Brandão possui um trabalho estruturado com as rodas de conversa, um momento previsto na rotina semanal dos grupos. Esse espaço tem um papel essencial no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que expressem seus sentimentos, compartilhem experiências e aprendam a lidar com conflitos de forma respeitosa e construtiva.

No contexto escolar, os desafios emocionais e sociais fazem parte do cotidiano das crianças. As rodas de conversa permitem que elas desenvolvam habilidades fundamentais, como a escuta ativa, a empatia e o respeito pelas opiniões dos colegas. Além disso, são momentos propícios para a construção coletiva de combinados, promovendo a cooperação e fortalecendo a convivência harmoniosa dentro da sala de aula.

Ao discutir situações do dia a dia, aprendem a resolver conflitos de maneira pacífica, compreendendo a importância do diálogo e da escuta mútua. A construção conjunta de regras e combinados reforça o sentimento de pertencimento e fortalece os vínculos entre as crianças, criando um ambiente mais acolhedor e propício para a aprendizagem.

As rodas de conversa são fundamentadas em referenciais teóricos como Jorge Larrosa e Paulo Freire, que abordam a importância da participação ativa e coletiva das crianças e adolescentes na convivência escolar, bem como combinados, regras e demais tratativas que embasam essa prática como um dos recursos essenciais para a construção de uma convivência escolar positiva. Luciene Tognetta, Telma Vinha e Ulisses Ferreira Araújo são outras referências que discutem em seus livros e artigos a importância dos espaços coletivos de diálogo dentro da escola.

Mais do que simples bate-papos, esses momentos se configuram como estratégias intencionais para o desenvolvimento emocional e social das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes, respeitosos e preparados para lidar com as diversas situações da vida.

No Colégio Elvira Brandão, os estudantes trazem muitas questões sobre relacionamento interpessoal, conflitos entre colegas, questões sobre os momentos da rotina e alguns questionamentos sobre as regras e combinados da escola. Além disso, descobrem e desenvolvem formas de lidar com o lado emocional, frustrações, ansiedade e outras emoções. Temas como inclusão também aparecem, reforçando o respeito às diferenças, equidade, identidade e pertencimento.

De acordo com orientadora educacional do Elvira Brandão, Jheniffer Santini, “Em geral, as questões sobre relacionamento interpessoal e emoções aparecem com mais frequência, pois envolvem desafios cotidianos da convivência”. Pensando nisso, no Elvira Brandão existe um momento específico na rotina para garantir esse espaço de troca e escuta, permitindo que os estudantes desenvolvam, na prática, habilidades fundamentais para a vida em comunidade.

 

 

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