

A capital paulista dá início oficialmente ao Carnaval de Rua nesta sexta-feira (13) com os desfiles do Bloco Afro Ilú Obá De Min e da Banda do Trem Elétrico, que ocupam o centro histórico da cidade. Ao todo, somando pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval, São Paulo terá 627 blocos espalhados por diferentes regiões.
Fundado em 2004 pelas artistas Beth Beli, Girlei Miranda, Nega Duda e Adriana Aragão, o Ilú Obá De Min chega aos 21 anos de desfiles no carnaval paulistano. Em 2026, o grupo apresenta a Ópera Negra Obaomin – A Soberania de Yemanjá Ogunté, com enredo que reverencia a trajetória de Ifátinùké, também conhecida como Inês Joaquina da Costa, importante sacerdotisa africana ligada à tradição iorubá.
O cortejo celebra a ancestralidade e o matriarcado negro, com cerca de 400 integrantes entre bateria e corpo de dança. A concentração está marcada para as 19h, na Praça da República, seguindo pela Avenida São Luís, Rua da Consolação, Rua Cel. Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, até o Largo do Paissandu.
Além da apresentação desta sexta-feira, o bloco volta às ruas no domingo (15), às 14h, com saída da Rua Conselheiro Brotero, 195.
Já a tradicional Banda do Trem Elétrico, criada por metroviários em 1984, concentra-se às 18h na Rua Matias Aires com a Rua Augusta. O trajeto inclui as ruas Martins Fontes e Cel. Xavier de Toledo, passando pela Praça Ramos de Azevedo até a Rua da Consolação.
Desfiles desta sexta-feira (13)
Banda do Trem Elétrico
18h – Rua Matias Aires, 404
Bloco Afro Ilú Obá De Min
19h – Praça da República, 386
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

