

Manobra seguiu protocolos de segurança e não houve intercorrências, informa Nav Brasil
Um Boeing 787-9 Dreamliner da United Airlines realizou um procedimento de desvio de pista durante a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na última quarta-feira (4). A medida ocorreu após a aeronave se aproximar de um jato executivo que seguia à frente e é considerada rotineira nos protocolos de segurança da aviação.
O voo UA-62, procedente de Houston (EUA), tinha pouso previsto para as 10h10 na pista 28L. Durante a aproximação final, o Boeing 787-9, matrícula N15969, se aproximou de uma aeronave BE-40, um jato particular, que operava com velocidade inferior.
Segundo a Nav Brasil, responsável pela torre de controle do aeroporto, a situação poderia impactar a separação regulamentar entre aeronaves. Diante disso, foi adotado o sequenciamento operacional, com condução do voo comercial para a pista paralela 28R.
O que diz a Nav Brasil
Em nota, a empresa informou que a decisão foi tomada para preservar a segurança operacional:
“Foi adotada uma medida operacional de sequenciamento mediante condução da aeronave subsequente para pouso na pista paralela 28R”, explicou a Nav Brasil.
Ainda de acordo com o órgão, a operação ocorreu dentro dos parâmetros técnicos e regulamentares, sem qualquer risco aos passageiros ou à tripulação.
Registro em vídeo
A manobra foi registrada em vídeo por um morador da região e compartilhada nas redes sociais, gerando comentários entre usuários. Especialistas em aviação ressaltam que desvios de pista ou arremetidas fazem parte dos procedimentos padrão e são utilizados sempre que necessário para manter margens de segurança.
Procedimento comum na aviação
Autoridades aeronáuticas reforçam que esse tipo de manobra é preventivo e não caracteriza emergência, sendo empregado para garantir a separação adequada entre aeronaves durante pousos e decolagens em aeroportos com alto volume de tráfego, como Guarulhos.
Nota de segurança operacional
- Não houve colisão nem risco aos ocupantes
- O voo pousou com segurança em pista paralela
- O procedimento é previsto nas normas da aviação civil
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte
Portal criado para conectar os leitores da região ao melhor conteúdo
Somos líderes de audiência local. Somos sociais. Conecte-se conosco.

